O outro lado do sol

Antologia de contos organizada pelo autor e publicada pela Editora Ibis Libris, em 2008. Pode ser adquirido no site da Libre.

ORELHA

Leonardo Vieira de Almeida

Definir o que é conto nunca foi das tarefas mais fáceis. Leve-se em conta a frase emblemática de Mário de Andrade, na crônica datada de 13 de setembro de 1938, intitulada “Contos e contistas”, onde comenta: “Em verdade, sempre será conto aquilo que seu autor batizou com o nome de conto”. O escritor paulista quer entender que esse gênero literário, um dos mais difíceis, por sinal, não se reduz a receitas. Elege como seus contistas de cabeceira Boccaccio, Hoffmann, Flaubert, Maupassant, Machado de Assis, Kipling. Em cada um desses artistas da prosa, o autor dos Contos novos encontra as diversas formas pelas quais se expressa o conto: o fantástico, o filosófico, o ensaístico, o sobrenatural etc.

Como contista, surgiu-me a idéia de reunir artistas que partilhassem um gosto em comum, o desejo de contar histórias. Esta vontade, que vem desde o homem pré-histórico, manifestada na arte rupestre e chegando hoje, no século XXI, à cultura dos blogs, possibilitou o encontro dos quatorze autores desta antologia, fruto de um trabalho de três anos. Aulas tanto presenciais quanto à distância, em que se analisaram contos de autores de distintas épocas, algumas teorias; exercícios, tentativas, correções, discussões e, afinal, o resultado do esforço, este O outro lado do sol. Acredito, acima de tudo, que a prática do contar, ocorrida nesse período, se casou a uma prática do viver.

O que é conto? – se pergunta Mário de Andrade. O que é vida? – me pergunto. Na esquina dessas duas questões, fico com a lúcida resposta de Julio Cortázar: o conto “se move nesse plano do homem onde a vida e a expressão escrita dessa vida travam uma batalha fraternal”.


Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s